Perda da CNH: Saiba o que pode levar a isso!

A carteira de motorista é um documento que permite que você dirija nas ruas por intermédio de aptidão da autoescola. Para manter sua CNH é preciso estar sempre em situação regular e respeitar as leis de trânsito.  Há diversas situações que podem levar você a perder a sua sua carteira e você deve saber como evitá-las.

Não sabe o que pode acarretar nesta perda? Confira a seguir o que pode levar você a perder a sua CNH:

Infrações leves

As infrações de trânsito podem gerar pontos na sua carteira. Isto não faz com que você a perca na hora, mas a pontuação em excesso pode levar a sua CNH a ser suspensa. No geral, o máximo de pontos que uma pessoa pode ter em sua carteira é 20. Depois disto, sua CNH pode ser apreendida e o motorista perderá o direito de dirigir.

As infrações leves geram multas e pontos, entretanto só levam à apreensão da carteira com o acúmulo de pontos até chegar ao limite máximo mencionado. São elas:

  • Estacionar o veículo em local proibido;
  • Transitar nas ruas, avenidas ou estradas em local e hora não permitida;
  • Não estar (motorista ou passageiros) devidamente protegido pelo cinto de segurança;
  • Transportar crianças de forma irregular.

Infrações graves

Por outro lado, existem algumas infrações que levam você a perder a sua CNH por representarem um número alto de pontos. Muita gente não sabe, mas não pagar o IPVA pode gerar multas e pontos na sua carteira. Para não cometer este erro tão comum, você deve ficar atento ao IPVA 2019.

Como este imposto varia de acordo com a região, não esqueça de pesquisar pela sua. Acesse IPVA RJ 2019, ou o do seu estado e confira todas as informações!

Saiba quais são e busque evitá-las à todo custo, pois além de colocar a sua vida em risco, poderá estar colocando a vida de outra pessoa. De acordo com o DETRAN, pode gerar a suspensão da CNH, o motorista que:

  • Dirigir sob o efeito de álcool, comprovado mediante teste do bafómetro;
  • Dirigir de maneira perigosa ou ameaçadora para o bem-estar de pedestres;
  • Furar um bloqueio policial;
  • Exceder 50% do limite máximo permitido em qualquer avenida, rua ou estrada;
  • Organizar ou participar de rachas;
  • Conduzir o carro sob calçadas e passarelas, independente da presença de pessoas.

Existem outras infrações de teor grave e gravíssimo que podem levar à perda da CNH, mas as que foram citadas acima são as mais comuns entre os brasileiros. Quando excede o número de pontos na CNH (20 pontos), o motorista tem o direito de dirigir suspenso. Ele só poderá voltar a dirigir, se o juiz que estiver responsável pelo caso autorizar.

Comments are Disabled